Imagem capa - Cortejo do Casamento - Dicas por Bruna Pereira Fotografia
noivas

Cortejo do Casamento - Dicas

• Dicas para noivas que não contratam assessores para cerimônia

  

  O que mais tenho visto são noivas que não contratam assessoria, lembrando que ter cerimonialista é muito importante para uma boa organização da cerimônia. É necessário seguir todo um cronograma para não deixar os profissionais doidos na hora de fazerem o registro, e também ter alguém mais chegado que ajude nessa parte de organização.

  

  Nesta matéria falaremos um pouco sobre as atividades que cada pessoa participante da cerimônia deva exercer. Pois, apesar de muitos casais não seguirem a forma mais tradicional por ser um pouco “ultrapassada”, esta ainda necessita de ordem. Não em seu sentido amplo, visto que é possível ter ordem e ainda assim ser espontâneo e descontraído.


• Vamos para o início do cortejo


  Entram os padrinhos juntamente com as madrinhas, porque eles são as testemunhas do casamento, logo eles devem assistir toda a cerimônia.  As madrinhas posicionam se do lado esquerdo e padrinhos ao lado direito, com os braços cruzados ou de mãos dadas evitando que as madrinhas sejam tampadas pelo braço dos padrinhos e desta forma mantenham uma postura.

  

   Importante lembrar que no momento da entrada é intercalado um casal de padrinho da noiva e um do noivo, sendo os primeiros casais definidos pelo grau familiar.

  Casais de padrinhos e familiares do noivo se posicionarão sempre ao lado direito, já os casais de padrinhos e familiares da noiva ao lado esquerdo. Porém, no altar só se posicionarão desta forma se tiver espaço para todos, caso não seja possível a permanência no altar sentarão seguindo a ordem e posição dos noivos.




   Foto: Bruna Pereira 



  Entram o noivo e sua mãe. O noivo ao lado direito e a mãe ao lado esquerdo com os braços cruzados. Ao chegar ao altar ambos se posicionarão ao lado direito aguardando a entrada da noiva.


  Entram o pai do noivo e a mãe da noiva. O pai ao lado direito e a mãe ao lado esquerdo. Ao chegar ao altar se posicionarão ao lado esquerdo. O pai do noivo só vai para o lado direito quando a noiva chegar e assim o pai da noiva toma seu lugar ao lado esquerdo.


  Entram a dama e o pajem, estando a dama ao lado esquerdo e o pajem ao lado direito. Estes vêm como forma de anúncio da chegada da noiva.  Não é obrigatório que as crianças fiquem no altar.




   Foto: Bruna Pereira



  O momento mais esperado. Entram noiva e pai da noiva - Noiva ao lado direito e pai ao lado esquerdo, preferencialmente com as mãos dadas para uma melhor postura.


  Após a entrada da noiva, esta aguardará o noivo que vem ao seu encontro em um ponto marcado pela cerimonialista ou pela equipe fotográfica, mantendo-se ao lado direito e a noiva ao lado esquerdo.




     Foto: Bruna Pereira

          


 Observação: As entradas não precisam seguir necessariamente essa ordem. A escolha depende dos noivos e da equipe da assessora. Daí, já se vê o importante papel dos assessores, pois a visão destes profissionais é de forma ampla e visa o melhor andamento da cerimônia. A noiva e o noivo podem escolher fazer a entrada com seus pais. 




  Foto: Bruna Pereira



• Saída do cortejo


  Caso os noivos decidam ser recepcionados pelos padrinhos e família eles devem ser os últimos a sair. Seguindo a seguinte ordem:


1. Madrinhas e padrinhos intercalando;

2. Os pais do noivo;

3. Os pais da noiva;

4. Pajens e damas;

5. E o mais novo casal sendo recepcionado com bolha de sabão, arroz e pétalas de rosas.




     Foto: Bruna Pereira



 Observação: Esta saída pode sofrer alterações em sua ordem, pois depende de diversos fatores, sendo eles religiosos, de acordo com a satisfação dos noivos, com a dimensão do espaço onde a cerimônia irá ser realizada, entre outros.

Importante: A noiva entra e sai pela direita porque biblicamente estar à direita quer dizer estar submisso a esta pessoa.


“As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos.” Efésios 5: 22-24


• Acompanhe nossas redes sociais.  Até a próxima matéria sobre #recepção